Finanças
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Roberta Costa e Gabriel Caldeira, Valor — São Paulo

O Federal Reserve (Fed) optou pela manutenção das taxas de juros no nível mais alto em 22 anos, no intervalo entre 5,25% e 5,50%, conforme esperado, mas sinalizou que poderá fazer mais um aumento ainda este ano. Com a atividade econômica mais forte do que o previsto, a maioria dos participantes do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) também espera que será necessário manter as taxas de juros perto do patamar atual durante 2024 - um nível restritivo de política monetária.

A atualização de seu Sumário de Projeções Econômicas (SEP) mostrou que 12 membros do Fomc ​​esperam aumentos juros mais uma vez este ano, o mesmo número que viu este cenário em junho, na atualização anterior.

A mediana das projeções dos 19 participantes mostrou que a Fed Fund Rate seria reduzida para cerca de 5% até ao fim de 2024, implicando dois cortes no próximo ano, caso suba mais uma vez este ano.

Houve também uma revisão mais forte do crescimento do PIB para 2023 e 2024, para 2,1% (de 10,0%) e 1,5% (de 1,1%). Para 2025 e 2026, as mediana ficaram em 1,8%, respectivamente.

Já a taxa de desemprego deve cair mais moderadamente em relação ao quadro desenhado em junho. Para este ano, o Fomc agora espera um aumento menor no desemprego em comparação com as suas projeções de junho. A taxa de desemprego, que ficou em 3,8% em agosto, subiria para 4,1% em 2024, de 4,5% esperado em junho.

Em relação à inflação, a mediana para a inflação subjacente anual (núcleo excluindo alimentos e energia) caiu para 3,7% no quarto trimestre, em comparação com 3,9% no SEP anterior. De fato, desde a reunião anterior do Fed, em julho, a inflação mostrou sinais generalizados de perda de fôlego.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na entrevista coletiva que concede após a decisão de juros, que a atividade econômica recente tem sido “sólida”, tem “superado as expectativas” e que todos os efeitos do ciclo de aperto do Fed ainda não foram totalmente sentidos.

“As leituras sobre os gastos dos consumidores têm sido particularmente robustas”, disse o chairman do Fed, observando que o mercado de trabalho permanece apertado, mas com melhor equilíbrio. Já a taxa de desemprego quase não subiu desde seus recentes patamares mínimos abaixo de 4%. “A taxa em 3,8% ainda é baixa”, disse Powell. “Ainda há mais vagas de emprego do que trabalhadores disponíveis, embora a proporção tenha diminuído nos últimos meses”.

Apesar da pressão de preços persistente, Powell observou que as expectativas de inflação permanecem “bem ancoradas”.

'Pouso suave'

Powell disse estar satisfeito com a força inesperada do PIB e do mercado de trabalho neste ano. “É uma coisa boa que a economia esteja forte e que tenha sido capaz de resistir ao recente aperto da política [monetária]”, disse ele, acrescentando que um “um 'pouso suave' é plausível”, mas “não diria que é o nosso cenário base”.

Powell citou como alguns dos possíveis fatores para a resiliência da economia os balanços das famílias e das empresas, que estão mais fortes do que o esperado, e que sustentaram os gastos. “Se a economia for mais forte do que o esperado, isso significa apenas que teremos de fazer mais para voltar para a meta de 2%” [de inflação], disse o chairman, embora uma desaceleração econômica ou recessão “seja sempre uma preocupação”.

Mais recente Próxima Fluxo cambial fica positivo em US$ 591 milhões na semana até 15 de setembro

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Jairo Jorge explica que as chuvas intensas que caíram nas últimas horas podem provocar uma elevação de 5,5 metros no nível dos rios

Prefeito de Canoas pede evacuação imediata de moradores

Pereio atuou em mais de 60 filmes com diretores como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra

Morre o ator Paulo César Pereio, ícone da rebeldia, aos 83 anos

Andrei Belousov, um economista que serviu como vice-primeiro-ministro no último governo foi indicado para se tornar o novo chefe da Defesa.

Putin substitui ministro da Defesa em rara reorganização na segurança russa

Países com recorrência de desastres naturais compram resseguro para fundos de catástrofe

Governos se aliam a setor de seguros para reduzir impactos de catástrofes no mundo

"Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas impactadas por essa tragédia", disse Biden

Presidente dos EUA lamenta mortes e devastação causadas por enchentes no RS

Relatora do processo, a ministra Cármen Lúcia defendeu que seja instaurado um processo contra o deputado pelo crime de injúria

Dino pede vista e interrompe julgamento de queixa-crime apresentada por Bolsonaro contra Janones no STF

Portos de Recife, Rio de Janeiro e Rio Grande devem somar, juntos, investimentos de R$ 89,7 milhões.

Governo federal planeja leiloar mais seis terminais portuários no dia 23 de maio

Presidente colombiano quer criar assembleias populares para implementar reformas e insinuou que elas poderiam emendar a Constituição, alarmando grupos de direitos humanos e políticos da oposição.

FT: Gustavo Petro agora quer reescrever a constituição da Colômbia

País denunciou os ataques de Israel e criticou o que chama de apoio incondicional a Israel por parte do Ocidente.

Erdogan, da Turquia, diz que EUA e Europa não estão fazendo o suficiente por trégua em Gaza

Volumes significativos de precipitação foram registrados nas últimas 24 horas com valores chegando aos 120 milímetros

Rio Grande do Sul: Nível do Guaíba volta a subir e pode passar dos 5 metros